Nesta madrugada de quarta para quinta-feira (09) choveu bastante em Planalto, com trovões e relâmpagos. De acordo com medições da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, choveu cerca de 50mm no perímetro urbano. E segundo o clima tempo, vem mais chuva por aí. Confira aqui a previsão para os próximos 15 dias.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas em na região sudoeste até às 10h desta quinta-feira (9). De acordo com o órgão, deve chover acima de 60mm por hora ou mais que 100mm por dia, com ventos superiores a 100km/h.
Além do sul e sudoeste da Bahia, as chuvas também devem atingir Minas Gerais e Espírito Santo. O Inmet também chama atenção para o grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e transtornos no transporte rodoviário nas áreas afetadas.
A Defesa Civil Municipal reforça que está disponível 24 horas por dia para atender à população. Em caso de situação perigo, como deslizamentos, desabamentos, enchentes e inundações, o cidadão deve acionar o órgão por meio do número 199. No mapa abaixo, as áreas em amarelo identificam alerta moderado, a laranja perigo severo e vermelho, onde está Vitória da Conquista, perigo extremo.

Fonte: INMET

Além da Capital do Sudoeste Baiano, os município de Planalto, Poções, Barra do Choça, Bom Jesus da Serra, Caatiba e Mirante também estão na área vermelha. Clique aqui e confira o alerta e veja se a sua cidade cidade está inclusa.